Tigris & Euphrates
Categoria Jounnin (4)
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2 a 4
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90 minutos
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a partir de 12 anos
Considerado por muitos como a obra-prima de Reiner Knizia , Tigris & Euphrates se passa no antigo crescente fértil com jogadores construindo civilizações por meio da colocação de ladrilhos. Os jogadores recebem quatro líderes diferentes: agricultura, comércio, religião e governo. Os líderes são usados para coletar pontos de vitória nessas mesmas categorias. No entanto, sua pontuação no final do jogo é o número de pontos em sua categoria mais fraca, o que incentiva os jogadores a não se especializarem demais. O conflito surge quando civilizações se conectam no tabuleiro, ou seja, conflitos externos, com apenas um líder de cada tipo sobrevivendo a tal conflito. Os líderes também podem ser substituídos dentro de uma civilização por meio de conflitos internos.
Começando na edição Mayfair de 2008, Tigris & Euphrates incluiu um tabuleiro de jogo de dupla face e componentes extras para jogar uma versão avançada do jogo. Esta "expansão do zigurate", inicialmente lançada como um item separadona Alemanha, para quem já possuía o jogo base, é um monumento especial que se estende por cinco espaços do tabuleiro. O monumento pode ser construído se um jogador tiver uma cruz de cinco fichas de civilização da mesma cor, descartando essas cinco fichas e substituindo-as pelos marcadores do zigurate, colocando uma torre do zigurate no ladrilho do meio. Os cinco marcadores do zigurate não podem ser destruídos. Todas as regras relativas a monumentos se aplicam ao monumento zigurate também. Se o seu rei estiver dentro do reino do zigurate, você receberá um ponto de vitória em uma cor de sua escolha no final do turno.
Código da Prateleira - E3