O Shogun é baseado no sistema de jogo Wallenstein. O jogo se passa no período Sengoku (aproximadamente 1467-1573), que termina com o início do conhecido Shogunato Tokugawa.
O jogo é uma edição internacional com componentes independentes do idioma e cinco livretos de regras dependentes do idioma.
Japão durante o período Sengoku ou “Estados Combatentes”: cada jogador assume o papel de um grande Daimyo com todas as suas tropas. Cada Daimyo tem as mesmas 10 ações possíveis para desenvolver seu reino e pontos seguros. Para fazer isso, ele deve implantar seus exércitos com grande habilidade. A cada rodada, os jogadores decidem quais ações serão disputadas e em quais províncias. Se a batalha acontecer entre exércitos oponentes, o único Cubetower desempenha o papel principal. As tropas de ambos os lados são atiradas juntas e os cubos que caem no fundo mostram quem venceu imediatamente. Possuir províncias, templos, teatros e castelos significa pontos quando as pontuações são computadas. O Daimyo com o maior número de pontos após a segunda contagem torna-se - SHOGUN! Código da Prateleira - E2