Battleship
Categoria Chunnin (3)
-
2 a 2
-
30 minutos
-
a partir de 8 anos
Battleship era originalmente um jogo de lápis e papel de domínio público conhecido por nomes diferentes, mas Milton Bradley o transformou no conhecido jogo de tabuleiro em 1967. As grades de lápis e papel foram alteradas para grades de plástico com furos que podiam conter pinos de plástico usados para registre os palpites.
Cada jogador posiciona suas naves (com comprimentos variando de 2 a 5 quadrados) secretamente em uma grade quadrada. Em seguida, cada jogador atira na grade do outro, chamando um local. O defensor responde com "Hit!" ou "Senhorita!". Você tenta deduzir onde estão os navios inimigos e afundá-los. O primeiro a fazer isso vence.
A variante Salvo listada nas regras permite que cada jogador dê de 1 a 5 tiros por vez, dependendo da quantidade de navios que o jogador ainda tem (ou seja: cada jogador começa com 5 navios, então eles começam com 5 tiros. À medida que os navios são afundados, os jogadores recebem menos tiros). Esta versão do jogo está mais próxima do jogo original de lápis e papel de domínio público. Muitas versões do jogo de lápis e papel têm diferentes quantidades de tiros com base no navio (IE: Battleship: 5 shots. Destroyer: 3 Shots, Etc.).
Em 2008, a Hasbro "reinventou" o jogo em Battleship (Revised).
Um pouco da história das versões publicadas do jogo:
1931: Starex Novelty Co. de NY publica Salvo.
1933: The Strathmore Co. publica Combat, The Battleship Game.
1943: Milton Bradley publica o jogo de bloco e lápis Broadsides, The Game of Naval Strategy.
1943: Também publicado em 1943 Sink it pela LR Gebert Co. para distribuição pela G. Krueger Brewing Co.
Década de 1940: Maurice L. Freedman Co. do RI publica Warfare Naval Combat.
1961: Ideal publica Salvo.
Outros títulos ao longo dos anos incluíram Swiss Navy, Sunk (Parker Bros.), Convoy (Transogram), Wings (Strategy Games Co. of California) e Naval Battle (3M Paper and Pencil Version).